Controle de Qualidade

A fila para ver Picasso está virando o quarteirão. Um amigo me abandonou pelo caminho e outro se perdeu por ele, estava atrasado. A conversa do trio de moderninhos atrás estava interessante. Parece que o rapaz trabalhava numa grande empresa de entrega de flores – Controle de Qualidade – explicou ele – minha meta é identificar ao menos dez por cento de flores danificadas e descartá-las, diariamente.

E o que acontece se você não alcança a meta de descarte? – perguntei mentalmente junto com a amiga dele – Isso não acontece. Todos os dias, dez por cento vai para o lixo. Às vezes, eu preciso me esforçar muito, mas sempre encontro um defeito. É padrão internacional da franquia. Vai entender – difícil mesmo entender um troço desses.

Parei pra pensar que, quando mais novo, sempre que conhecia alguém, descobria antes todas as qualidades daquela pessoa. Em muitos casos até as inventava. Eu só queria que ela fosse perfeita, como eu sempre a imaginara. Com o tempo, comecei a trabalhar na mesma empresa do moço e a buscar com afinco os defeitos alheios. Bonitinho, mas fala muita bobagem. Inteligente e sem senso de humor. Engraçado, mas carente demais. Aquele ali é todo incrível, mas tem um dente tortinho que me incomoda um pouco.

Nem sempre estamos dispostos aos altos juros de se amar por um prazo mais extenso. Porque o amor nosso rouba a calma, nos leva o eixo, nos deixa a todos tão bobos. Porque o amor nos parte em dois, em cinco mil pedaços, e escancara as nossas maiores imperfeições, como a fome dos lobos. Porque o amor nos mina o sono e ocupa nossos pensamentos. E é aí, que alvos fáceis da covardia que ganha espaço com os anos, que ganha força com cada nova sensação de fracasso, é aí, que nos tornamos experts na imperfeição do outro.

Após uma hora esperando na fila para ver a exposição, conseguimos entrar. E graça toda da coisa estava ali, diante dos nossos olhos: Picasso, um apaixonado pela imperfeição, pintava suas mulheres tortas, rotas, deformadas, como que tentando desamá-las, enquanto na verdade as estava mais amando. O verdadeiro amor está em enxergar a beleza que há em cada pequena imperfeição do outro.




Comentários

Leia também